Lili - Update

terça-feira, 23 de março de 2010
Hoje a Lili foi a uma consulta de rotina ao veterinário.

Depois da grande operação, era preciso monitorizar o estado dela de seis em seis meses, para ver se apareciam mais nódulos na barriguita. Em Setembro de 2009 voltámos lá para tirar um RX e estava tudo bem.

Em Março de 2010 teria de regressar para os mesmos fins. Foi por isso que hoje fui lá com ela. A primeira surpresa foi a conta. Eu esperava gastar trinta e tal euros (consulta + RX), mas a cantiga desta vez foi outra. Fizeram-lhe análises ao sangue (tiveram de a sedar, ela não deixava tirar sangue), além de terem feito o RX.

O RX estava bom, o que é óptimo. Os primeiros doze meses após a cirurgia eram cruciais para ver se apareciam mais nódulos. Mas a operação foi bem feita e não ficou para trás nenhum tecido cancerígeno.

Quanto às análises... a menina já começa a dar sinais de insuficiência renal. O caso dela não é grave, olhando para ela é uma gata linda, nem parece que vai fazer 17 anos em Agosto que vem. Daí que a importância das análises seja tão grande. Graças a este procedimento pudémos ver que já era necessário começar a tomar medicação para melhorar o funcionamento dos rins.

O Dr. Cláudio (o dono da clínica, que é o veterinário da Lili - quando marco consultas tento sempre que seja com ele, porque ele é que a tem seguido desde a cirurgia) explicou-me que a insuficiência renal é a principal causa de morte dos gatos adultos geriátricos, de forma que é muitíssimo importante que se façam análises regulares ao sangue, para que se apanhe esta doença crónica nas suas fases iniciais, podendo assim prolongar a vida (com qualidade) do animal.

Ou seja, mais medicamentos. Mais despesas. Como se não bastasse a conta do veterinário hoje (consulta + RX + dois tipos de análises + sedativos + medicamento = 117 euros e picos), teremos de gastar 25 euros mensais durante pelo menos seis meses, até à próxima consulta, num medicamento específico para os rins chamado Rubenal 75.

Daqui a seis meses serão repetidas as análises ao sangue (não o RX - como já referi, os primeiros 12 meses eram críticos, mas daqui para a frente basta fazer este exame anualmente), e se os niveis de ureia e creatinina baixarem ou se mantiverem estáveis, pode ser que se reduza a dose de Rubenal, e assim este passe a durar o dobro do tempo.

Além disso, temos de pensar em começar a dar-lhe uma dieta específica para poupar os rins. Que, como seria de esperar, é cara. A juntar a isto, temos três gatas. Dar comida diferente a umas e a outras é complicado, a menos que se façam refeições a horas certas - o que, cá em casa, não é o que se passa. Nós deixamos a ração nas tacinhas e vamos enchendo à medida que ela vai desaparecendo - é comer à vontade.

Eventualmente penso que teremos de alterar isto, e assim a Lili poderá beneficiar de uma dieta mais apropriada à sua condição - o que, a médio e longo prazo, funciona até melhor que a medicação. Este tipo de ração, explicou-me o Dr. Cláudio, difere da ração normal nos seus componentes. Além de ter menos proteína (que se sabe não ser a melhor coisa para os rins), a proteína nela existente é hidrolisada, como nas rações hipoalergénicas. Além de conter muito fósforo, entre outros nutrientes, muito benéficos para os rins.

É assim a vida. Tal como os humanos, os nossos amigos de quatro patas envelhecem, e com a terceira idade vêm os problemas de saúde, as doenças crónicas e as toneladas de comprimidos e suplementos diários.

Até temos tido muita sorte. Até ao ano passado, a Lili tem vivido uma vida saudável e sem grandes complicações. O facto de um gato chegar aos 15 anos com uma saúde de ferro é um óptimo sinal. Ela é muito forte, e o doutor disse que, imaginando que os rins dela iriam parar de funcionar daqui a um ou dois anos, a medicação poderia atrasar a sua falha por mais um ano, por exemplo. É difícil definir uma data, mas sabemos que a evolução desta doença costuma ser lenta. A medicação atrasa-a ainda mais, o que, aliado ao facto de a termos apanhado nas fases iniciais, nos dá bem mais tempo com a nossa menina.

Ela está óptima, tem um aspecto jovem e, olhando para ela, ninguém diria que daqui a pouco fará 17 anos.


3 comentários:

  1. Adorei seu blog. Chorei ao ler e me lembrar do meu gatinho Martim falecido há 10 meses de insuficiência renal. Desejo muita saúde à Lili em sua recuperação.
    Lambidas da Rutha e da Pink

  1. Lilith disse...:

    Obrigada

    Ronrons da Lili, da Zuka e da Zita

  1. GRAÇA disse...:

    Eu sou a Kika e gosto muito de fazer amigos ,querem ser minhas amiga?
    A minha dona já teve um gato quemorreu com 18anos e uma gata que moreu no espasso de 3dias com 17 anos mas ela diz que ela parecia só ter 8 anos ,era muito calminha ,a minha dona não agoentáva as saudades dela e então foi para a internete procurar pesoas que dão gatos ,quando me viu ficou logo apaixonada por mim e foi logo mbuscar-me,só tinha mes e meio,ao prensipio foi dificil porque eu era muito diferente da Bolinha,era muito traquina e subia para simade tudo ,mas aos poucos e com muito carinho e passiencia ela foi me encinando o que eu não devia de fazer agora eu não passo sem ela e ela sem mim,mas ainda tenho um mau vicio ir a correr pelo muro do terraço (5ºandar)e saltar para oterrasso da visinha ,por isso estou sempre de castigo de não ir para o terraço,tem medo que eu cai lá abaixo,depois de ler a historia do teu gatinho ,me disse estas a ver porque a dona não te deixa ir para o terraço,és uma tonta...e ainda te acontesse alguma e eu não sei como ficáva sem ti...tenho de ter juizo pois sei que a minha dona ia chorar muito.Se ficarem minha amigas,conto depois mais coisas de mim e da minha dona...
    Ron..rons da Kika e bjs da dona
    Graça