* BURP *

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
Ai... que não posso... estou TÃO cheia... mas TÃO cheia... nem me endireito... acho melhor ir deitar-me...

Feliz Solstício... ou coisa do género... que eu cá não sou religiosa...



Indiferença

sábado, 4 de dezembro de 2010
Olhem o que eu encontrei no facebook... Leiam, vale a pena, apesar de estar em brasileiro.

Indiferença


Não passe tão indiferente

só porque eu não sou gente,

só porque não sei... falar.

Também sou um ser vivente,

sinto as dores que você sente

mas não posso me expressar.

Sou um bicho abandonado,

pela vida maltratado,

quase sempre escorraçado,

até mesmo apedrejado!

Vivo sedento e faminto,

ninguém quer saber o que sinto!

Se fico doente e triste

vejo logo um dedo em riste.

E vem a sentença fatal:

-Melhor matar este animal!

-Ele deve estar raivoso!

Para sua comodidade

vive dizendo inverdade,

fazendo muita maldade,

sabendo ser mentiroso.

Mesmo que esteja raivoso,

já foi descoberta a vacina.

Mas para a sua raiva humana,

ainda não existe remédio,

nenhuma medicação,

com toda sua evolução,

na história da medicina!

Você mata o próprio irmão,

faz guerras assalta,

mata com ou sem razão,

às vezes por ambição!

É bem pior que eu,

que chamam de vira-lata!

Olhe bem pro meu semblante:

-Estou triste e apavorado,

pois, a qualquer instante,

posso ser sacrificado!

Mas você não se importa

nem com o seu semelhante!

-Você sim, está doente,

egoísta, indiferente.

Mas se algo ruim lhe acontece

logo lembra que há Deus,

chora, reza e faz prece...

mas Deus só ajuda aquele

que de todos se compadece.

Lembre-se do que escreveu

São Francisco de Assis:

-Quem maltrata um animal

jamais poderá ser feliz!

--

Autor desconhecido


.

Ai ai... ai...

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
... que eu tenho de me conter tanto para não comentar em coisas destas!!

Mas vou-me aguentando porque preciso de vizinhos no Farmville LOL!

Enfim... Não gosto de fanatismos.


.

:)

terça-feira, 30 de novembro de 2010
Já cá está o fofinho :) Demorou mas chegou. Agora é arranjar dinheiro para ele...

.

Ídolos

domingo, 28 de novembro de 2010
Só digo isto: espero que ganhe um dos seguintes três concorrentes:

Sandra Pereira
Carolina Deslandes
Martim Vicente

Por esta ordem. E o resto é conversa.

.

Entre Nós

sábado, 27 de novembro de 2010
Estou eu para aqui no zapping, e eis senão quando me deparo, na Sic Mulher, com o programa "Entre Nós", e vejo uma entrevista totalmente falada em inglês com o Tommy Hilfiger. Para já, os meus parabéns ao programa por conseguirem um convidado tão conceituado, não só um empresário mas também um empreendedor de sucesso, uma grande personalidade a nível global.

Mas o que me prendeu à entrevista, além do seu conteúdo, foi o excelente inglês da apresentadora, Adelaide de Sousa. Minha querida, parabéns, deve ser das poucas pessoas em Portugal, pelo menos as mais conhecidas ligadas à comunicação, com um inglês tão bom. Boa construção de frases, boa pronúncia, boa dicção, muito boa fluência, sabe quando dizer as palavras completas e quando abreviar, sim senhora, fiquei impressionada! *Clap, clap, clap.*

Na era em que vivemos, acho importantíssimo um bom domínio da língua inglesa, e muito pouca gente o tem. A maioria sabe ouvir melhor que falar, outros até têm um vocabulário extenso mas em termos de pronúncia não valem um tostão furado, e outros nem construir frases sabem. Sou um bocado paranóica com os erros... sejam eles de português ou de inglês. Por isso, quando estou a ouvir pessoas a falar inglês, quando esta não é a sua primeira língua, eu detecto logo imensas falhas na pronúncia, na dicção e na fluência.

O mesmo com o português, mas isso acontece com portugueses a falar na sua língua materna. É o "tu fizestes", é o "deve de ser", é o "há-des"... é tanta coisa que eu quase tenho um esgotamento nervoso, porque quero desesperadamente corrigir as pessoas mas sei que não posso estar constantemente a fazê-lo! Na escrita a mesma coisa, muita gente não sabe quando usar "á", "à" ou "há", não sabe quando usar o hífen, e ainda há outra que me põe para lá de furiosa que é a divisão da palavra "porque" em "por que" quando não o devem fazer. E nem me ponham a falar sobre o acordo ortográfico! Não me ponham coisas "abrasileiradas" à frente, e me digam que aquilo é português, que sujeitam-se a levar um tabefe tão grande que nem o vêem chegar! Que se dane o acordo, eu escrevo em português! E fico piursa quando leio publicações supostamente portuguesas que já seguem o acordo, só me apetece desfazê-las em pedacinhos!

Se a moda pegar nos livros, terei de deixar de ler em português e passar a ler só em inglês... raios.




Brr...RRrrr.....rrrrRrrr

terça-feira, 16 de novembro de 2010
Epah... eu gosto muito do tempo frio. É mais fácil lidar com o assunto, a gente agasalha-se mais e está feito. Mas fogo, para estar no pc a coisa incomoda! É difícil escrever com as mãos geladas... Declaro oficialmente que as mãos frias são o único senão do Inverno.

.

Já lixei um!!!!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Ah pois é!! Comigo não brincam!

Foi tão giro, mas tão giro, que tenho mesmo que vos contar:

Eu moro num prédio que tem um larguinho alcatroado e com calçada para dar acesso às garagens, nas traseiras. Do outro lado da calçada há um estacionamento que tem sempre lugares vagos. Acontece que há uns chicos-espertos que gostam de estacionar os seus carrinhos no alcatrão do largo, em vez de os meterem numa garagem ou no estacionamento.

Pois que hoje, vinha eu descansadinha da faculdade, entro para o largo para pôr o carro na garagem, e vejo que está um opel corsa azul, com jantes azuis (todo 'kitado'), parado em frente aos portões das garagens, e com a traseira assim um nadinha para a frente da minha porta. E eu pensei cá com os meus botões: "Ai é? Espera lá que já te fodo." Não fui de modas, liguei para a PSP.

Expliquei a situação e passados 5 minutos estava cá um agente, que ainda mandou a piada que eu até conseguia pôr o carro na garagem, era preciso umas manobras mas entrava (não querem é trabalhar!), mas lá tomou conta da ocorrência, passou a multa e chamou um reboque! Estava tudo à janela, aqui nos prédios que têm as traseiras a dar para o larguinho, e as pessoas que passavam na rua abrandavam para ver (também é dose, um carro da polícia aqui parado meia hora a trabalhar e com as luzes ligadas). Em meia horita o reboque chegou e levaram o carro.

Tivémos apoio de dois vizinhos, que disseram "sim senhor, é mesmo assim, têm de aprender". Mas eles próprios não fizeram nada (um deles até era o que tinha a garagem completamente bloqueada pelo carro em questão). Ah mas cá comigo não brincam! Bem que o lixei!! E tão saborosa que é a vitória!


The Animal Rescue Site

segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Ora boa tarde!

Hoje venho falar-vos do The Animal Rescue Site.

É um website pertencente a uma organização sem fins lucrativos que tem por objectivo prestar auxílio a animais de todas as espécies e raças, domésticos e selvagens, grandes e pequenos, feios e bonitos.

Há muitas formas de ajudar:

Com apenas um click por dia podem contribuir com uma tigela de comida para o abrigo, mas se quiserem contribuir mais podem fazer um donativo, assinar uma petição à vossa escolha ou comprar algum artigo da loja, que foi exactamente o que eu fiz.

Já há uns anos que conheço o site, e até tenho um link no blog (ali em baixo, à direita) para lá. Mais recentemente, nos últimos meses, tenho contribuído com assinaturas para várias petições contra a crueldade animal/ambiental, e nos últimos dias fiz a minha primeira compra na loja.

Há lá coisas giríssimas, mas nunca precisei de nada, e como o site é americano não me estava a apetecer pagar quase o dobro do valor do artigo em portes. Mas a necessidade surgiu, e com uma ajuda de um amigo (muito generoso, que me ofereceu o que eu queria :) **), lá fiz a minha primeira compra.

Acontece que há um ou dois meses, a minha terrorista felina cá de casa, a Zita, fez o favor de me partir uma caneca de que eu gostava muito. Era muito gira e tinha sido uma oferta de umas pessoas que me são muito queridas, e fiquei com muita pena de me desfazer dela. Mas lembrei-me que no site tinha visto canecas, cada uma mais gira que a anterior, e resolvi mandar vir uma (já que até me ficava de borla!).

Parece que foi feita para mim, o raio da caneca, e estava em promoção!

Lá fiz a compra, e ainda tive direito a uma pulseira engraçadita como oferta, por ter feito "Like" na página deles no Facebook. A encomenda chegou hoje, tudo bem embalado e em perfeitas condições. O apoio ao cliente é excelente (na altura tive problemas a introduzir a minha morada, por causa de alguns caracteres que não eram reconhecidos), são muito rápidos a responder aos e-mails.

Custou-me na altura, já com portes incluídos, 13.70 € (mais cêntimo, menos cêntimo), euros esses que foram inteirinhos para caridade ao abrigo, com os quais financiei 14 refeições para os nossos amigos de quatro patas.







Que vergonha...

quarta-feira, 3 de novembro de 2010
Como estou apaixonada pelo iPad e aguardo anciosamente o seu lançamento em Portugal, alguma parte dos meus momentos de internet é passada a investigar e a sondar se já há rumores de alguma data de lançamento do famoso Tablet em terras lusas. Sobre isso, fala-se sobre o presente mês de Novembro, mas ainda é a ver. Nada está oficializado.

Mas estou aqui a escrever por outro motivo. Agorinha mesmo, a minha pesquisa levou-me a este site.

Começo a ler e às tantas só tenho vontade de me vomitar toda enquanto olho para a sucessão de letras que se desenrolam à minha frente. A página foi, obviamente, metida no tradutor do Google ou algo que o valha, e é esse o belo resultado.

Nos dias de hoje, em que praticamente já toda a gente tem as suas luzes de Inglês, choca-me a frequência com que se encontram atrocidades deste tipo, seja em notícias, seja em anúncios ao que quer que seja.

Meus amigos, mais valia postarem apenas um link para a notícia em Inglês, seria mais legível do que o que neste momento consta do site! Se querem fazer a cobertura em Portugal de notícias estrangeiras, pelo menos traduzam a coisa como deve ser, não ponham tudo no tradutor do Google e o que vier à rede é peixe! O tradutor é bom para desenrascar, além de ser grátis até dá um dicionário decente, mas em termos de semântica e sintaxe a coisa não fica bem construída! Dêem-se ao trabalho de rever o resultado e pôr as coisas nos eixos ou, como é o caso do site acima mencionado, apagar tudo e fazer à mão!!



It's finally here!

sábado, 30 de outubro de 2010
Chegou, finalmente! Já cá está o frio :) E já não era sem tempo.

As minhas gatinhas já querem aconchegar-se comigo, já sabe bem dormir com o edredão puxado até às orelhas, e como é bom estar em casa a ouvir a chuva cair lá fora enquanto bebemos leite quentinho!

Quando gozo estes momentos só tenho pena dos cães e gatos que vivem na rua e não têm as comodidades que os nossos amigos domésticos possuem. Faço o que posso para os ajudar contribuindo para associações e distribuindo comida nos sítios que frequento onde sei que há animais de rua. Mas quanto ao abrigo, pouco ou nada posso fazer.

Queria deixar um apelo às pessoas que estão a pensar acolher um animal: por favor, não comprem os vossos amigos peludos nas lojas. Há muitos cães e gatos abandonados que precisam de abrigo. Entrem em contacto com uma associação local e peçam-lhes que vos indiquem o melhor sítio para irem buscar um novo amigo.


As Maravilhas Modernas

segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Hoje venho falar-vos de algo que mudou a minha vida no que diz respeito a um aspecto que é muito importante para mim: o meu cabelo!

Pois, tenho um bonito e longo (longo!) cabelo castanho que, ao sol, fica com uns reflexos mais claros, quase dourados, que eu adooooro!

O meu problema é a textura do cabelo. Durante anos e anos tive de lidar com um monstro muito volumoso, crespo e com ondulação e jeitos parvos. Até que descobri ... o Alisamento Japonês.

Quando ouvi falar disto, também ouvi dizer que os preços andavam entre os 500 e os 1000 €, coisa que para mim seria impensável. Mas um dia enquanto navegava na net encontrei um post sobre este tratamento num fórum, e resolvi espreitar.

Fui espreitando e às tantas descobri que isto se fazia por menos de 200 €! Agarrei a oportunidade e, em Dezembro do passado ano de 2009 fiz o meu primeiro Alisamento Japonês por 190 €.

Não ficou lá muito bem... tirou-lhe um pouco do volume e alguns jeitos, mas não ficou liso. Acho que foi devido à humidade da época natalícia, e se calhar o meu cabelo não se deu bem com aqueles produtos, não sei. Mas no passado mês de Setembro de 2010 fui repetir (época mais quente e seca) e, além de me ter ficado pela módica quantia de 117,5 € (foi num salão diferente), ficou MARAVILHOSO!! Ficou lindo lindo lindo, e eu venho aqui partilhar com vocês o antes e o depois (antes do primeiro alisamento e depois do segundo), para verem a diferença abismal!! Em todas as fotos, o cabelo foi lavado e seco ao ar, nada de secador ou placas para o esticar!

É favor clicar nas fotos para aumentar, sim?

Antes



Depois




Haaaann? Que tal? :)

.

MORRAM TODOS!!

sábado, 16 de outubro de 2010
Estou furiosa. Estou triste. Estou deprimida. Estou com vontade de bater em toda a gente. Só me apetece desaparecer.

Hoje vi um gato a ser atropelado pelo carro que seguia à minha frente.

Eu ia no lugar do pendura no carro da minha mãe. De repente vejo um gato preto a correr, não muito depressa, da berma esquerda em direcção à berma oposta da estrada. Pois que o carro da frente nem tenta travar, e passa com as rodas traseiras por cima do gato. Só vejo pêlo a voar e o gato a contorcer-se todo. Enterrei imediatamente a cara nas mãos e não quis mais olhar em frente.

O carro da frente seguiu, e deixámos de o ver. A minha mãe encostou à berma e a minha tia, que ia no banco de trás, saiu para ver se encontrava o gato. Aparentemente estava vivo, devia ter partido ou deslocado uma pata ou isso, só espero que não tenha sido nada na coluna, pela forma como se contorceu...

Eu fiquei onde estava com a cara nas mãos. Quando a minha tia voltou, disse que estavam umas pessoas numa carrinha a sair de dentro de uma propriedade ali mesmo ao pé. Também pararam para ver como estava o gato, e estavam a acusar-nos a nós de o termos atropelado!! Disseram que o gato pertencia a uma casa ali naquela berma, aparentemente aquela para onde o gato fugiu. Foram lá dentro ver como ele estava, porque ouvia-se o pobre gatinho aos berros, a gemer de dor... E, como soube que o gato tinha dono e estava entregue, a minha tia já estava a voltar para o carro. As pessoas da carrinha começaram logo a chamá-la de volta e a dizer que tinha de levar o gato ao hospital, porque tínhamos sido nós os culpados! Porque os verdadeiros culpados tinham fugido como se tivessem passado por cima de um monte de merda e não de um ser vivo!!

A minha tia lá repetiu que não tínhamos sido nós os culpados, e que parámos porque tivemos pena e queríamos ver em que estado estava o gato, porque se calhar se fosse vadio tínhamo-lo levado a um veterinário comparticipado por uma associação de apoio aos animais, mas se o gato tinha dono, e como não tínhamos sido nós os culpados, por muito tristes e por muita pena que tenhamos do gatinho, não podíamos ajudar. Estamos muito mal de finanças, e já para tratar e alimentar as nossas gatinhas é difícil.

De modos que, de lágrimas nos olhos e a tremer de nervos, lá fomos embora deixando o gatinho ao cuidado daquelas pessoas. Só espero que ele sobreviva.

E agora que já sabem da história, vamos às injúrias:

QUE MERDA DE GENTE É ESTA QUE ATROPELA UM SER VIVO E NEM PÁRA PARA VER QUAL FOI O ESTRAGO?!

QUE MERDA DE GENTE É ESTA QUE, VIVENDO MESMO À BEIRA DE UMA ESTRADA SUPER MOVIMENTADA, DEIXA UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO ANDAR SOLTO NA RUA SEM SUPERVISÃO?!

QUE MERDA DE PAÍS É ESTE EM QUE TER ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO É UM LUXO, E TODAS AS DESPESAS A ELES INERENTES NÃO SÃO MINIMAMENTE COMPARTICIPADAS PELO GOVERNO?!

QUE MERDA DE PAÍS É ESTE EM QUE OS ANIMAIS NÃO TÊM DIREITOS, POIS SÃO VISTOS COMO MERCADORIA?!

FILHOS DA PUTA DOS POLÍTICOS QUE NUNCA MAIS MUDAM A LEI!! OLHEM PARA O EXEMPLO DO REINO UNIDO, EM QUE OS ANIMAIS TÊM DIREITOS, SÃO BEM TRATADOS E AS SUAS DESPESAS SÃO COMPARTICIPADAS! TENHAM CORAÇÃO!!!

DETESTO ESTE PAÍS E AS PESSOAS QUE ACHAM QUE OS ANIMAIS NÃO MERECEM TER DIREITOS E SER BEM TRATADOS! A ESSAS PESSOAS EU DIGO: MORRAM TODOS!!

Quero um IPad!!

domingo, 19 de setembro de 2010

Se alguém souber de alguém que conheça uma pessoa que saiba dum gajo cujo primo do vizinho tenha um amigo que venda o IPad WiFi 64GB assim mais baratinho (original, claro), avise!

Pigeon Update II

quinta-feira, 19 de agosto de 2010
Bem, infelizmente o nosso amiguinho não resistiu.

Não sei bem porquê, mas ele adoeceu (mais do que já estava). Comecei a notar anteontem que ele estava tonto. Quando o trouxe, ele ao menos conseguia endireitar-se com as asas sem pôr peso nas patas, mas ultimamente nem isso. Quando tentava esvoaçar a cabeça caía-lhe para um lado e ficava-lhe debaixo de uma asa. Quando tentava endireitar-se com as asas como fazia antes, o esforço era tanto que todo ele tremia.

Quando eu pegava nele para o alimentar, as bicadas que ele dava na comida não eram precisas, e ontem, especialmente, notei que a cabeça dele andava à roda e deixava-se cair para trás quando eu o pousava direito no chão.

Foi ficando cada vez mais quieto, parou de bater as asas em vão dentro da gaiola a tentar esvoaçar. Ontem à noite eu olhei para ele e soube que não ia resistir... estava deitado com a cabeça no chão, muito quieto, mas a respiração era regular. Há bocado fui espreitar e já estava morto.

Enfim, tentei ajudar, mas os meus esforços apenas serviram para lhe dar uma morte mais sossegada. Se o tivesse deixado na rua teria morrido naquela primeira noite em que o encontrei, certamente.

Pigeon Update

sábado, 14 de agosto de 2010
A pedido de muitas famílias (obrigada Sorcha, pelo interesse), vim cá dar notícias.

Sim, duas semanas mais tarde o pombo ainda cá está, vivinho da silva.

Tem dado um trabalhão, e já desisti de lhe meter comida e água na gaiola porque ele entorna tudo e era um desperdício, portanto tenho-o alimentado à mão regularmente. Ele ainda não põe peso nas pernas, acho que pelo menos uma deve estar partida, infelizmente, mas as asas funcionam muito bem e ele parece estar sempre a treinar.

E eu não fazia ideia que a merda de pombo cheirava tão mal!!! Há que mudar o jornal todos os dias senão fica tudo impestado.

Mas pronto, só vim cá dizer que o pombo está bem, está cada vez mais forte e já quer fugir daqui, embora não se aguente nas pernas.

Pigeons Are People Too!

quarta-feira, 4 de agosto de 2010
Pois é, ninguém se lembra deles, mas os pombos também são gente.

Sim, sei que têm muitas doenças, muitas pessoas referem-se a eles como "ratos com asas" ... mas o que há de tão errado com os ratos também? Não têm direito à vida? Se os pombos e os ratos carregam doenças é por nossa culpa, que lhes roubámos o habitat e criámos poluição onde quer que pusémos os nossos rosados pézinhos.

Gosto de ratos, e gosto de pombos. Sempre gostei de dar pão/milho aos pombos. E no Domingo fiz algo que sempre quis fazer.

Quando estava a chegar a casa, à garagem, para arrumar o carro, reparei num pombo no chão, que não conseguia sair dali. Aproximei-me e ele não fugiu, não conseguia andar, tentava apenas arrastar-se com as asas. Por muito que simpatize com eles, não costumo fazer grande coisa com pombos feridos... geralmente não há muito a fazer quando não se tem posses para os levar ao veterinário. Mas, não sei porquê, desta vez não consegui ficar indiferente.

Arrumei o carro na garagem, subi até casa, agarrei numa toalha velha e fui buscar o pombo.

Ainda estava no mesmo sítio, logicamente, e consegui enrolá-lo na toalha. As asas pareciam estar em funcionamento, ele bem que as agitou, mas não conseguiu levantar voo. Ou tem algum osso partido no tronco ou o problema é mesmo nas patas.

Tenho uma transportadora de plástico grande, das minhas filhotas, portanto forrei-a com papel de jornal e meti lá o pombo com umas migalhas de pão, uma lasca de maçã e uma caixa com água. A primeira coisa que ele fez quando chegou cá a casa foi beber, estava mesmo com muita sede. Não quis nada com a comida.

No dia seguinte, vendo que a comida estava intocada, resolvi dar-lhe arroz cru (ideia da minha mãe). Só hoje, quarta-feira, é que o vi comer o arroz. Ou seja, não pensei que passasse da primeira noite, mas passadas 3 noites ele ainda cá está.

Mudo-lhe a cama todos os dias, e todos os dias ponho água fresca e comida. Ele parece estar a ficar mais forte. Espero que se recomponha, para o poder libertar.

Não é bom ajudar? Mesmo que ele tivesse morrido na primeira noite, ao menos sei que teria tido uma morte mais confortável aqui do que na rua, à mercê dos outros animais e dos elementos (e quando digo "outros animais" incluo humanos com baixos níveis de humanidade). Essa ideia ainda se mantém, porque não sei se ele terá algo de muito grave. Mas pelo menos come, bebe, e sei que funciona muitíssimo bem dos intestinos! Parece estar no caminho da recuperação.

E sim, não se preocupem, tenho tido cuidado! As gatas não lhe chegam, porque ele está fechado na transportadora, e por isso não lhe fazem mal nem correm grande risco de apanharem uma doença. E eu uso sempre luvas descartáveis de latex quando lhe mexo, e mesmo apesar das luvas lavo as mãos com sabão logo a seguir. Não gosto que lhes chamem "ratos com asas" mas isso não quer dizer que não aceite o facto de carregarem imensas doenças, pobrezinhos.

O Verão e os seus horrores

domingo, 4 de julho de 2010
Muita gente acha que eu brinco quando digo que detesto o Verão.

Pois bem, falo a sério!! Detesto, odeio, NÃO SUPORTO o Verão! Quem me dera ter as férias grandes no Outono ou no Inverno, quando se pode de facto sair de casa, apesar do frio que se faz sentir.

Porque, quanto ao frio, podemos sempre fazer alguma coisa. Podemos agasalhar-nos melhor, podemos beber uma coisa quentinha que nos aconchega logo a partir do interior, podemos abraçar-nos a alguém (esse alguém pode ser um gatinho, porque eles são sempre quentinhos!), podemos enfiar-nos debaixo de um edredão a ver um filme, se quisermos sair de casa qualquer actividade física nos faz aquecer.

O que podemos fazer quanto ao calor? Muita gente vai à praia. Então e quem não vai? Quem não vai ou porque não pode ou porque simplesmente não gosta? O que é que pode fazer? Ficar em casa estendida no chão frio com uma ventoinha sempre a trabalhar apontada à cara (porque o ar condicionado gasta imensa electricidade).

Não gosto do Verão porque não me dou bem com o calor. A minha sorte é que não me importo de ficar em casa, porque se eu fosse daquelas pessoas que entram em paranóia se não saírem de casa nem que seja uma horinha num dia, estava bem lixada! Posso passar semanas sem pôr um pé na rua, não me incomodo.


A casa tem de estar toda fechada, os estores corridos para não deixar passar o calor, e cá estamos nós, no meio da escuridão na tentativa vã de nos mantermos um pouco mais frescos. O Inverno passa-se muito melhor, porque é mais fácil lidar com o frio. No Verão, se saímos de casa só nos resta derreter aos poucos, porque mesmo que saíssemos de casa nus "como no dia do nosso nome" (quem leu GRRM percebe esta!) não conseguiríamos fintar o calor. Para mim ainda há outra desvantagem enorme - as minhas gatinhas não querem nada comigo! Pobres bichanas, só querem ficar estendidas no chão todas separadas umas das outras e de nós!

Por isso sim, admito-o sem medo, ODEIO O VERÃO.


Saudades

sexta-feira, 18 de junho de 2010





Faz hoje dois anos. Ainda deixas saudades.




Sei que estás sempre connosco, e voltaremos a ver-te.






Até um dia, Zarinha.

Parabéns Zuka!!

terça-feira, 20 de abril de 2010
Dia 20 de Abril de 2010. Hoje a Zuka faz cinco aninhos!!

A Lili é muito meiguinha, sim. É um peluche autêntico, faz ronrom muito facilmente e dá beijinhos sempre que pedimos. Mas se a tentarmos forçar a fazer algo que não lhe agrade, do género tomar um comprimido, ela defende-se sem ter em conta se somos família ou não.

A Zukinha não... a Zuka é simplesmente meiga. É uma preguiçosa, passa o dia na sorna e, onde quer que a deitemos, ela começa logo a lavar-se para ficar ali a dormir.

É uma fofa, quando a arreliamos ela refila imenso e ameaça que vai morder, mas nunca mordeu a sério a ninguém.

Adora brincar com fios e andar à bulha com a Zita.

Infelizmente esta menina sofre de alergias (não sabemos exactamente a quê... o teste é muito caro), e por isso segue uma dieta rígida de ração da royal canin para fêmeas jovens esterilizadas, e só muito raramente a deixamos petiscar um peixinho. Ela adorava bife, especialmente cru, mas desde que descobrimos o problema de alergias dela que tivémos de deixar de lho dar.

No ano passado ela comeu uma saqueta húmida do continente, e não sei qual era o ingrediente que aquilo tinha, que ela teve uma reacção alérgica e o nariz inchou para o dobro do tamanho.

Ela podia ser apenas um pouco alérgica a qualquer que tenha sido o componente que causou isso, mas o consumo prolongado pode causar alergias maiores e mais graves, ao ponto de fazer feridas bem grandes.

Mas pode-se dizer que ela é feliz. Deixar de comer bife foi uma questão de hábito, e além disso, tal como faríamos com uma pessoa que estivesse a fazer dieta, quando se arranja e come bife cá em casa, a Zukinha é levada para outra parte da casa para não sentir sequer que há bife.

Costuma dormir na cama grande com a minha mãe, mas de manhã vem para a minha cama (que é estreita como tudo!!!) e eu quase não me consigo mexer com ela encostada às minhas pernas.

Tem cócegas! Adoro arreliá-la a dar-lhe beijinhos nas costas! Ela refila imenso e ameaça que me vai morder, tem sempre a boca escancarada, mas nunca me faz mal. Se for preciso, no minuto seguinte salta-me para o colo e fica lá a dormir.
Além de tudo isto... esta gata tem uma particularidade bizarra. ADOOOORA cera dos ouvidos. Dá para acreditar nisto!? É doida... Uma pessoa não pode coçar um ouvido sem que venha ela disparada lamber-nos o dedo todo!

Enfim, tal como todos os nossos amiguinhos, a Zuka é única. Adoramos a nossa menina e, ao fim destes (quase) 5 aninhos em que ela está connosco, não imaginamos a vida sem ela. As nossas gatinhas são parte da família, e como tal merecem que se comemore o seu aniversário!

Aqui ficam fotos da menina Zuka:


Lili - Update

terça-feira, 23 de março de 2010
Hoje a Lili foi a uma consulta de rotina ao veterinário.

Depois da grande operação, era preciso monitorizar o estado dela de seis em seis meses, para ver se apareciam mais nódulos na barriguita. Em Setembro de 2009 voltámos lá para tirar um RX e estava tudo bem.

Em Março de 2010 teria de regressar para os mesmos fins. Foi por isso que hoje fui lá com ela. A primeira surpresa foi a conta. Eu esperava gastar trinta e tal euros (consulta + RX), mas a cantiga desta vez foi outra. Fizeram-lhe análises ao sangue (tiveram de a sedar, ela não deixava tirar sangue), além de terem feito o RX.

O RX estava bom, o que é óptimo. Os primeiros doze meses após a cirurgia eram cruciais para ver se apareciam mais nódulos. Mas a operação foi bem feita e não ficou para trás nenhum tecido cancerígeno.

Quanto às análises... a menina já começa a dar sinais de insuficiência renal. O caso dela não é grave, olhando para ela é uma gata linda, nem parece que vai fazer 17 anos em Agosto que vem. Daí que a importância das análises seja tão grande. Graças a este procedimento pudémos ver que já era necessário começar a tomar medicação para melhorar o funcionamento dos rins.

O Dr. Cláudio (o dono da clínica, que é o veterinário da Lili - quando marco consultas tento sempre que seja com ele, porque ele é que a tem seguido desde a cirurgia) explicou-me que a insuficiência renal é a principal causa de morte dos gatos adultos geriátricos, de forma que é muitíssimo importante que se façam análises regulares ao sangue, para que se apanhe esta doença crónica nas suas fases iniciais, podendo assim prolongar a vida (com qualidade) do animal.

Ou seja, mais medicamentos. Mais despesas. Como se não bastasse a conta do veterinário hoje (consulta + RX + dois tipos de análises + sedativos + medicamento = 117 euros e picos), teremos de gastar 25 euros mensais durante pelo menos seis meses, até à próxima consulta, num medicamento específico para os rins chamado Rubenal 75.

Daqui a seis meses serão repetidas as análises ao sangue (não o RX - como já referi, os primeiros 12 meses eram críticos, mas daqui para a frente basta fazer este exame anualmente), e se os niveis de ureia e creatinina baixarem ou se mantiverem estáveis, pode ser que se reduza a dose de Rubenal, e assim este passe a durar o dobro do tempo.

Além disso, temos de pensar em começar a dar-lhe uma dieta específica para poupar os rins. Que, como seria de esperar, é cara. A juntar a isto, temos três gatas. Dar comida diferente a umas e a outras é complicado, a menos que se façam refeições a horas certas - o que, cá em casa, não é o que se passa. Nós deixamos a ração nas tacinhas e vamos enchendo à medida que ela vai desaparecendo - é comer à vontade.

Eventualmente penso que teremos de alterar isto, e assim a Lili poderá beneficiar de uma dieta mais apropriada à sua condição - o que, a médio e longo prazo, funciona até melhor que a medicação. Este tipo de ração, explicou-me o Dr. Cláudio, difere da ração normal nos seus componentes. Além de ter menos proteína (que se sabe não ser a melhor coisa para os rins), a proteína nela existente é hidrolisada, como nas rações hipoalergénicas. Além de conter muito fósforo, entre outros nutrientes, muito benéficos para os rins.

É assim a vida. Tal como os humanos, os nossos amigos de quatro patas envelhecem, e com a terceira idade vêm os problemas de saúde, as doenças crónicas e as toneladas de comprimidos e suplementos diários.

Até temos tido muita sorte. Até ao ano passado, a Lili tem vivido uma vida saudável e sem grandes complicações. O facto de um gato chegar aos 15 anos com uma saúde de ferro é um óptimo sinal. Ela é muito forte, e o doutor disse que, imaginando que os rins dela iriam parar de funcionar daqui a um ou dois anos, a medicação poderia atrasar a sua falha por mais um ano, por exemplo. É difícil definir uma data, mas sabemos que a evolução desta doença costuma ser lenta. A medicação atrasa-a ainda mais, o que, aliado ao facto de a termos apanhado nas fases iniciais, nos dá bem mais tempo com a nossa menina.

Ela está óptima, tem um aspecto jovem e, olhando para ela, ninguém diria que daqui a pouco fará 17 anos.


Então e os nossos vizinhos?

quinta-feira, 4 de março de 2010
Esta semana, não sei precisar o dia, vi um documentário interessantíssimo no canal Odisseia.

Era sobre os avanços da tecnologia, nomeadamente o futuro da mesma, da robótica e, especialmente, da inteligência artificial. Falava-se em fabricar computadores inteligentes, com capacidade de aprender e, eventualmente, tornarem-se mais inteligentes que nós, humanos. Uma inteligência deste tipo seria capaz de tomar as suas próprias decisões, o que, associado à tecnologia e à arte plástica de tornar um ciborgue igual a um ser humano em termos de aparência, punha a questão de as máquinas virem a ter direitos.

Um senhor, não sei o nome, infelizmente não memorizei, tal era a minha indignação para com as suas palavras, até disse que se viria a colocar a hipótese de as máquinas terem direitos semelhantes aos de um ser humano! Máquinas! Ele disse algo do género, "Quando se chegar a uma tal inteligência artificial, não podemos simpelsmente desligar a tomada. Se uma máquina é inteligente o suficiente para nos pedir para não o fazermos, então como poderemos fazê-lo?".

Isto irritou-me profundamente. A sério, como podem pensar em dar às máquinas direitos semelhantes aos de um humano, e desacreditar completamente os nossos vizinhos não-humanos, que desde sempre partilham connosco o planeta (nem sempre da melhor forma, graças à nossa egocêntrica maneira de ser que nos faz simplesmente ocupar um espaço que não era nosso sem sequer pensar duas vezes na quantidade de animais indefesos que vamos desalojar)?

Acho que antes de pensar em dar semelhantes direitos a máquinas, devia fazer-se o mesmo com os animais. Eles não são simplesmente "bichos", e aliás, nunca compreendi bem porque é que eles são "animais" e nós não. Eu refiro-me aos não-humanos como "animais" por simples força do hábito, mas compreendo perfeitamente que os humanos também são animais. São seres orgânicos que nascem, crescem, reproduzem-se e morrem, são seres organizados que têm sensibilidade e movimento próprio. Esta história de os animais serem racionais ou irracionais, para mim é uma treta e não passa disso. Não me venham cá dizer que as minhas gatinhas são irracionais, porque qualquer "mãe" como eu sabe que os nossos amiguinhos de quatro patas pensam tão bem ou melhor que os nossos amigos de duas patas, não se baseiam apenas no instinto. Até na linguagem os humanos tentam distanciar-se dos não-humanos, como se fosse degradante considerarem-se na mesma categoria. Pois eu digo que estamos na mesma categoria, e com muito orgulho e nenhuma vergonha.

Daí que eu não ache certo que se pense em dar os direitos de um humano a uma máquina, sem sequer pensar em dá-los primeiro aos não-humanos.

Uma máquina é uma máquina e nunca deixará de o ser, por muito parecida que seja com um ser humano. Não acredito que os humanos e os não-humanos sejam apenas um conjunto de células interligadas, semelhantes a um circuito. Não acredito, como já referi noutro post, que a nossa personalidade e a nossa maneira de ser e de entender o mundo (tanto os humanos como os não-humanos) se resuma ao que existe no nosso cérebro. Acho que é algo que transcende o físico, acredito na Alma, no Espírito, no que lhe quiserem chamar (sem qualquer tipo de religiosidade associada, entenda-se). Uma máquina não tem isso, uma máquina é um conjunto de circuitos. Não tem Alma, logo não é um ser orgânico. É algo criado por mão humana, algo artificial. Por muito que se queira imitar a realidade, mesmo que até à perfeição, não passa de uma cópia.

Uma cópia não merece os direitos do produto original.