Direitos dos Animais

quinta-feira, 23 de abril de 2009
Hoje à noite, na sic, o debate do Aqui e Agora visa os direitos dos animais.
Já dei o meu contributo, enviando ontem à noite um e-mail para o endereço fornecido no site (aquieagora@sic.pt), e já votei na página do debate na sic ( http://sic.aeiou.pt/online/noticias/programas/aquieagora/Artigos/Direitos+dos+Animais.htm ). Não consegui deixar um comentário porque, como os que costumam ler o blog já devem ter reparado, não consigo conter-me o suficiente para expressar a minha indignação por poucas palavras, e os comentários estão limitados a 500 caracteres. 
Sugiro a todos os interessados que deixem também o vosso contributo enquanto é tempo, pois, no site, a votação não está a favor dos nossos amigos animais. O que perguntam às pessoas é se estão de acordo com a proibição das touradas em Viana do Castelo, e o "Não" está a ganhar. Toca a votar no "Sim", pessoal! E, se quiserem, deixem também um comentário. Infelizmente ainda há muita gente com mentalidades antigas, e temos de fazer força para que os animais tenham os seus direitos, pelo menos no nosso país. Vou postar aqui o mail que enviei para a sic, que, apesar de ligeiramente longo, tive de resumir e deixei algumas ideias de lado, e espero os vossos comentários nesta matéria.
*************************
Soraia Costa to aquieagora 
 show details 10:03 PM (14 hours ago) Reply  


Boa noite.

Venho por este meio exercer o meu direito de manifestar opinião no que diz respeito ao assunto do vosso próximo debate, que visa os direitos dos animais.

Pessoalmente, sou contra TUDO o que encoraje os maus tratos a qualquer tipo de animal, especialmente contra certos hábitos que a nossa sociedade adquiriu ao longo das gerações.

Touradas, lutas de cães, caça como desporto, tudo isto é por mim considerado como a mais pura e simples barbaridade e desrespeito para com os nossos amigos, os animais. Falo, eu própria, como "mãe" de quatro lindas gatinhas e amante dos animais desde tenra idade.

Quanto às touradas, gostaria de saber como é possível que as pessoas se deleitem com o sofrimento do touro na luta injusta que é a tourada (sim, luta injusta, porque, ao fim e ao cabo, é touro contra toureiro, e o toureiro vai para lá com ferros e a cavalo, ao passo que o touro vai sozinho e sem os chifres afiados). Não são considerados sentimentos humanos a compaixão e o amor pela vida? Não conheço qualquer religião que não ensine isto, e devia estar mais que enterrado nos valores e nos bons costumes das pessoas de bem que devemos respeitar todas as criaturas. Então, como é possível renunciar a tudo isso e achar divertido o sofrimento do touro? Acham que aquilo é um espectáculo, como se fosse um concerto ou um jogo de futebol. Não está certo.

As lutas de cães são igualmente macabras, tanto para os cães, que lutam até à morte para agradar aos seus donos, e são tratados como objectos nas mãos deles, criados e ensinados para obedecer apenas a eles e atacar quando eles disserem, tanto para os pobres pequenos animais que são usados como isco para os atiçar. Não está certo.

A caça como desporto é totalmente descabida na época que vivemos, porque é mais caro comprar e manter equipamento de caça do que ir comprar carne ao supermercado. Isto significa que quem caça são somente as pessoas que sentem prazer de matar. Não está certo.

Ainda há pessoas cruéis, que lá por não gostarem de animais se divertem a fazê-los sofrer. Lá porque o gatinho do vizinho invadiu o nosso quintal não quer dizer que seja o nosso direito envenenar o pobre bichano. Não está certo.

Quem tem animais de estimação, normalmente considera-os membros da família, e são, realmente, membros da família. Dedicamos-lhes muito amor e carinho, que é todo retribuído, às vezes até em dobro, e, no entanto, neste país o estado não reconhece o estatuto e a importância que os animais, cada vez mais, têm nas nossas vidas. Todos os cuidados veterinários são pagos, por inteiro, pelo dono do animal, ao contrário do que acontece para os cuidados médicos dos humanos. O mesmo se diz quanto aos seus medicamentos. São despesas que não entram no IRS, e que toda a gente que tem animais e gosta deles tem de fazer sair da carteira, para manter esses membros da família saudáveis. Não está certo.

Acho bárbaro, também, o uso de peles de animais não comestíveis em grande escala, para fazer roupa e acessórios de moda. Não se usam peles humanas para fazer um casaco, pois não? Então que direito temos nós de fazer um casaco de pele de leopardo, por exemplo? Que se usem peles de vacas ou coelhos, não tenho nada contra, porque, já que os comemos, não há nada de errado em aproveitar as peles. Ainda por cima, os métodos usados para matar esses animais só por causa da pele são terríveis, pois visam não danificar "a mercadoria". Normalmente, pelo que ouvi, e vi imagens, são usadas barras de metal que se inserem no ânus do animal, e assim os animais são electrocutados até à morte e a pele fica intacta. Não está certo.

Como nota final, acho que os animais são extremamente mal tratados nos matadouros. Compreendo que estejam em causa factores financeiros e que seja caro providenciar melhores instalações, mas mesmo assim acho cruel que os animais que servem para um propósito tão específico, e tão necessário, sejam tratados como se não passassem de mercadoria, tanto nos matadouros como no transporte para os mesmos. Já se sabem de casos em que galinhas, vacas e outro tipo de animais vão tão atulhados nos camiões de transporte que é normal que muitos cheguem com patas partidas ou até sem vida ao seu destino. Não está certo.

Sinto que ficou muita coisa por dizer, mas o mail já vai longo e não quero que o descartem por "preguiça". Despeço-me, assim, e fazendo votos para que o debate seja positivo e sirva para sensibilizar as mentes mais retrógradas das pessoas que não vêem os animais como seres vivos, seres vivos esses que merecem todo o respeito que dedicamos às pessoas e que, consequentemente, merecem melhores direitos. 

Cumprimentos,

Soraia Costa, Vale da Amoreira
*************************
Fico, então, à espera dos vossos comentários sobre este tema, e espero sinceramente começar a ver mudança neste país de tradições cruéis e mentes macabras e retrógradas. 

1 comentários:

  1. Post grande e mail ainda maior mas que valeu a pena ler porque tudo o que foi dito é verdade. Espero que no Aqui e Agora apareçam muitas opiniões semelhantes.